terça-feira, 12 de agosto de 2014



A MINHA CÔTE D'AZUR


Parece que foi daqui que um caíque, chamado BOM SUCESSO saiu, com 17 homens a bordo, a 6 de julho de 1808, rumo ao outro lado do Atlântico, para avisar os Reis de Portugal, exilados no Brasil, que os franceses malvados não tinham vingado por cá, aquando da primeira invasão francesa.
Depois, olho outra vez e parece o cenário de um filme: as ilhas barreira lá ao fundo, como pontinhos de cor de areia rasgados a pincel, mastros altos de vários veleiros que por aqui atracam, dando a isto um ar de Riviera francesa, um barco da carreira, apinhado de gente, que recorta a linha de mar com um jatinho de fumo que risca o céu, dois mercados, com traça árabe e cheios de gente, bicicletas estacionadas, presas aos gradeamentos, com cestinhos de flores, bulício e burburinho de muita gente que pulula por aqui, uma ria, ria/mar, mar/ria, mesmo aqui à minha frente...
Depois, imagino os meus bisavós paternos (que não conheci), destemidos pescadores, a entrarem num caíque como este, talvez e, a fazerem-se ao mar, como os bravos do passado, sendo que não para avisarem a régia gente, mas sim para procurarem uma vida melhor, mais para sul, muito mais para sul...
E de tudo isto me ia lembrando neste pedaço de cenário oferecido.
Não invejei a Côte d'Azur francesa, por onde também já passei. Muito mais barata e aqui à mão de semear está este meu pedaço de vista, uma Côte d'Azur bem mais gira, com cheiros e histórias verdadeiras e foi aqui, mesmo aqui que eu quis ficar... não somos nós que fazemos os lugares?







Nota: D. João VI confirmou que uma das primeiras revoltas bem sucedidas contra os franceses, se deu em Olhão. Foi um caíque desta aldeia que se deslocou ao Brasil para dar aos Reis a boa notícia da expulsão dos franceses. O caíque BOM SUCESSO, partiu a 6 de julho de 1808, com 17 homens a bordo, orientados apenas pelas estrelas, correntes e mapas rudimentares. Chegou ao Rio de Janeiro a 22 de setembro do mesmo ano. Como recompensa deste feito, o Rei elevou a brava aldeia de Olhão, a vila, com o epíteto de VILA DE OLHÃO DA RESTAURAÇÃO.

in WIKIPÉDIA, caíque BOM SUCESSO



Sem comentários:

Enviar um comentário